Técnica de Alexander







O que é?

É um método de reeducação mental e corporal através da prática de movimentos que estimulam a auto-observação. Tem como objetivo melhorar nosso desempenho diário pela redução da tensão, da rigidez e da energia gasta desnecessariamente na execução de nossas atividades.


Quem criou?

Frederick Matthias Alexander nasceu na Tasmânia, Austrália em 1869 e morreu em Londres em 1955. Em virtude de uma frequente rouquidão, que prejudicava seu desempenho como ator, desenvolveu um método que permitiu um melhor uso do seu corpo tendo como resultado a recuperação de sua voz.


Em que se baseia?

Alexander descobriu que para uma melhor performance de nossas atividades diárias é necessário a manutenção de uma relação adequada entre a cabeça, o pescoço e as costas.


Qual o método empregado?

Através da prática de movimentos simples - como sentar, levantar ou andar -, auxiliado pela orientação verbal e toques sutis do professor, o aluno aprende a perceber a integração da cabeça-pescoço-costas e a manter o alongamento deste eixo.


A quem é indicada?

A pessoas de qualquer idade como um meio de prevenir e atenuar a LER (Lesões por Esforço Repetitivo), dores nas costas, nos ombros ou no pescoço, estresse e ansiedade. Profissionais que usam a voz e/ou o corpo no desempenho de suas atividades tais como atores, professores, cantores, musicistas e atletas.

Agenda

Links

Agradecimentos: Carlos Denisieski, Cássia Castro, Clarissa Albrecht, Felipe Heráclito Lima, Marcelo Salles.

Centro de Estudos da Técnica de Alexander  |  [55 21] 2551-5807  |  ceta@ceta.com.br